top of page

Câncer de Intestino Grosso (Colón ou Reto)


O que é o Câncer Colorretal ou de Intestino Grosso?

O Câncer Colorretal apresenta-se como tumores que se instalam no Intestino Grosso.


Qual a sua origem?

A maioria dos tumores colorretais tem origem em pólipos que são pequenas elevações na parede do cólon e/ou do reto. Esses pólipos surgem e crescem muito lentamente podendo levar anos para se tornarem malignos.


Esta é uma característica muito importante pois é possível realizar intervenção e retirada destes pólipos através do exame de Colonoscopia, ANTES que se malignizem e se transformem em Câncer.

Figura representativa da progressão de pólipos em tumores malignos:

Quais os fatores de risco?

Os fatores de risco para o Câncer de Intestino são:


- Dieta rica em carnes vermelhas, processadas e embutidos (salsichas, mortadelas, etc) e gorduras ruins,

- Não praticar exercícios físicos,

- Obesidade,

- Tabagismo,

- Idade acima de 50 anos,

- Já ter tido pólipos, câncer colorretal ou doença inflamatória intestinal,

- Ocorrência de câncer colorretal em familiares de primeiro e segundo graus e síndromes hereditárias.

Quais os Sinais e Sintomas a serem observados? A mudança no hábito intestinal é o principal sinal a ser observado e seguido de alguns sintomas não devem ser ignorados pois, chamam a atenção de que a causa possa ser um tumor:


- Sangramento ao evacuar;

- Anemia sem causa aparente, principalmente em pessoas com mais de 50 anos;

- Alterações no hábito intestinal como diarreia ou intestino preso recorrentes,

- Alterações nas fezes (forma e cor)

- Desconforto abdominal com gases ou cólicas,

- Permanência da vontade de evacuar mesmo após a evacuação,

- Emagrecimento intenso e inexplicado,

- Fraqueza,

- Sensação de dor na região anal


Atenção: Caso apresente algum desses sinais e sintomas procure um médico. Importante saber que outras doenças, que não o câncer, também pode apresentar alguns desses sintomas.

Prevenção e Rastreamento da Doença: Prevenir quer dizer evitar os fatores que estão relacionados com o desenvolvimento da doença e eliminar algum foco que possa se transformar em doença.


Adotar uma dieta rica em frutas, verduras e vegetais, moderar o consumo de carnes vermelhas e embutidos, praticar exercícios físicos, combater a obesidade, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, são atitudes importantes na prevenção.


Entretanto, há necessidade de se submeter à exames de rastreamento que identificam alterações importantes e podem favorecer o disgnóstico precoce de doenças.


Para o Câncer Colorretal, o exame mais importante e eficiente é a Colonoscopia.

O exame consegue visualizar todo o cólon e reto e, se encontrar algum pólipo (condição pré Câncer) pode retirá-lo evitando que se transforme em um tumor maligno.


A recomendação para prevenção e rastreamento para o Câncer de Intestino Grosso é que o exame de Colonoscopia seja realizado a partir dos 50 anos. Quando há casos na família a Colonoscopia deve ser iniciada mais precocemente.

Tratamento: O tratamento nos tumores é muito individualizado pois depende de muitos fatores como tipo de tumor, estágio da doença, idade e condição física do paciente, etc.

Geralmente em tumores iniciais e menos agressivos o tratamento é através da retirada de pólipos e lesões pela Colonoscopia ou por Cirurgias com ressecções locais dos tumores.

Nos tumores maiores do cólon há necessidade de cirurgia (convencional, vídeo cirurgia ou robótica). E nos tumores do reto pode haver necessidade de radioterapia e quimioterapia antes da cirurgia.


O tratamento pode envolver radioterapia, quimioterapia e/ou cirurgia dependendo do local, do tamanho e extensão da doença no cólon ou em outros órgãos no caso de existirem metástases (aparecimento do tumor em outro órgão como fígado ou pulmão, por exemplo).


Quanto mais precoce a identificação da pré doença (pólipos) ou da doença em si menor a agressividade e o tempo de tratamento, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente.


Se você identificou qualquer alteração no seu hábito intestinal procure um médico!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page