top of page

MELANOMA, o pior Câncer de pele

Melanoma câncer de pele

O Melanoma Cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem maior predominância em adultos brancos.

É a forma mais grave dos cânceres de pele, devido à alta possibilidade de metástase (isto é, quando espalha para outros órgãos do corpo, como fígado, pulmão e cérebro).

O prognóstico do Melanoma pode ser considerado bom, se detectado nos estádios iniciais. Nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com Melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor.

CONHEÇA OS FATORES DE RISCO DA DOENÇA:


Como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido, evitando-se a exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos, uma vez que o maior fator de risco para o seu surgimento é a sensibilidade ao sol.


Outros fatores de risco são: a pele clara, a história prévia de câncer de pele, história familiar de melanoma, nevo congênito (pinta escura), xeroderma pigmentoso (doença congênita que se caracteriza pela intolerância total da pele ao sol) e nevo displásico (lesões escuras da pele com alterações celulares pré-cancerosas).


CONHEÇA OS SINTOMAS:


O Melanoma pode surgir a partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada (nevo, pinta). A manifestação da doença na pele normal dá-se após o aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares, acompanhada de coceira e descamação.


Em casos de uma lesão pigmentada pré-existente ocorre aumento no tamanho, alteração na coloração e na forma da lesão, que passa a apresentar bordas irregulares. Pode ainda, surgir lesões pigmentadas nas extremidades (mãos e pés), incluindo região subungueal (leito das unhas).


CONHEÇA O TRATAMENTO:


A cura para o Melanoma depende fundamentalmente de 2 fatores:

  • detecção precoce e,

  • tratamento adequado

A principal forma de tratamento é a remoção cirúrgica do tumor, com margens adequadas e, em casos selecionados, a retirada dos linfonodos (“ínguas”) na região acometida (axilas, pescoço, região inguinal).

Após a cirurgia, o médico especializado pode recomendar um tratamento adjuvante, que pode incluir imunoterapia, quimioterapia ou radioterapia.


Na suspeita de qualquer mancha ou pinta enegrecida na pele, principalmente com mudança recente no aspecto, fique atento e consulte um médico. Previna-se!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page