Câncer de Intestino Grosso (Colón ou Reto)


O que é o Câncer Colorretal ou de Intestino Grosso?

O Câncer Colorretal apresenta-se como tumores que se instalam no Intestino Grosso.


Qual a sua origem?

A maioria dos tumores colorretais tem origem em pólipos que são pequenas elevações na parede do cólon e/ou do reto. Esses pólipos surgem e crescem muito lentamente podendo levar anos para se tornarem malignos.


Esta é uma característica muito importante pois é possível realizar intervenção e retirada destes pólipos através do exame de Colonoscopia, ANTES que se malignizem e se transformem em Câncer.

Figura representativa da progressão de pólipos em tumores malignos:

Quais os fatores de risco?

Os fatores de risco para o Câncer de Intestino são:


- Dieta rica em carnes vermelhas, processadas e embutidos (salsichas, mortadelas, etc) e gorduras ruins,

- Não praticar exercícios físicos,

- Obesidade,

- Tabagismo,

- Idade acima de 50 anos,

- Já ter tido pólipos, câncer colorretal ou doença inflamatória intestinal,

- Ocorrência de câncer colorretal em familiares de primeiro e segundo graus e síndromes hereditárias.

Quais os Sinais e Sintomas a serem observados? A mudança no hábito intestinal é o principal sinal a ser observado e seguido de alguns sintomas não devem ser ignorados pois, chamam a atenção de que a causa possa ser um tumor:


- Sangramento ao evacuar;

- Anemia sem causa aparente, principalmente em pessoas com mais de 50 anos;

- Alterações no hábito intestinal como diarreia ou intestino preso recorrentes,

- Alterações nas fezes (forma e cor)

- Desconforto abdominal com gases ou cólicas,

- Permanência da vontade de evacuar mesmo após a evacuação,

- Emagrecimento intenso e inexplicado,

- Fraqueza,

- Sensação de dor na região anal


Atenção: Caso apresente algum desses sinais e sintomas procure um médico. Importante saber que outras doenças, que não o câncer, também pode apresentar alguns desses sintomas.

Prevenção e Rastreamento da Doença: Prevenir quer dizer evitar os fatores que estão relacionados com o desenvolvimento da doença e eliminar algum foco que possa se transformar em doença.


Adotar uma dieta rica em frutas, verduras e vegetais, moderar o consumo de carnes vermelhas e embutidos, praticar exercícios físicos, combater a obesidade, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, são atitudes importantes na prevenção.


Entretanto, há necessidade de se submeter à exames de rastreamento que identificam alterações importantes e podem favorecer o disgnóstico precoce de doenças.


Para o Câncer Colorretal, o exame mais importante e eficiente é a Colonoscopia.

O exame consegue visualizar todo o cólon e reto e, se encontrar algum pólipo (condição pré Câncer) pode retirá-lo evitando que se transforme em um tumor maligno.


A recomendação para prevenção e rastreamento para o Câncer de Intestino Grosso é que o exame de Colonoscopia seja realizado a partir dos 50 anos. Quando há casos na família a Colonoscopia deve ser iniciada mais precocemente.

Tratamento: O tratamento nos tumores é muito individualizado pois depende de muitos fatores como tipo de tumor, estágio da doença, idade e condição física do paciente, etc.

Geralmente em tumores iniciais e menos agressivos o tratamento é através da retirada de pólipos e lesões pela Colonoscopia ou por Cirurgias com ressecções locais dos tumores.

Nos tumores maiores do cólon há necessidade de cirurgia (convencional, vídeo cirurgia ou robótica). E nos tumores do reto pode haver necessidade de radioterapia e quimioterapia antes da cirurgia.


O tratamento pode envolver radioterapia, quimioterapia e/ou cirurgia dependendo do local, do tamanho e extensão da doença no cólon ou em outros órgãos no caso de existirem metástases (aparecimento do tumor em outro órgão como fígado ou pulmão, por exemplo).


Quanto mais precoce a identificação da pré doença (pólipos) ou da doença em si menor a agressividade e o tempo de tratamento, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente.


Se você identificou qualquer alteração no seu hábito intestinal procure um médico!

#CâncerdeIntestino #Câncerdecólon #Câncercolorretal #Câncerdereto

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square